Governança, riscos e compliance

Na governança da Allibus, temos dois comitês: Finanças e Auditoria; e Riscos e Compliance que reportam ao Conselho de Administração da companhia. Sob suas orientações são identificados, analisados, quantificados e documentados os riscos aos quais a empresa está sujeita – incluindo os externos aos contratos, adotando-se medidas que previnam a ocorrência de desvios ou mitiguem suas consequências.

Código de Ética Allibus

O código de Ética Allibus tem por objetivo estabelecer as diretrizes de conduta, sempre baseadas em princípios éticos e morais, de todos os colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e parceiros de negócios.

Os Comitês têm como principais atribuições:

  • Identificar e monitorar os principais riscos estratégicos, de gestão e operacionais da empresa.
  • Garantir que as operações sejam conduzidas em conformidade com a legislação e as políticas internas.
  • Estabelecer procedimentos para receber, reter e tratar denúncias ou reclamações de colaboradores ou terceiros.
  • Manter um diálogo com a Auditoria Interna para avaliar a eficácia dos controles e processos internos.
  • Monitorar o processo de fechamento contábil e a elaboração das Demonstrações Financeiras, além de analisar informações relevantes a serem divulgadas ao mercado.
  • Assegurar a consistência das demonstrações financeiras, com apoio de auditores independentes.
  • Além disso, os comitês contam com auditoria independente para avaliar e garantir a conformidade das transações da empresa e, por consequência, das demonstrações financeiras.

Relação com o Mercado e Investidores

Com o intuito de manter nosso público e partes interessadas atualizados sobre os resultados e perspectivas da empresa, a Allibus divulga regularmente suas demonstrações financeiras e relatórios de administração. Através desse canal de comunicação, buscamos proporcionar transparência sobre nossas atividades, posicionamento e atuação em cada localidade, assim como os resultados e eventos relevantes.

Auditoria Interna

A Auditoria Interna, como órgão de supervisão, realiza auditorias nos processos de gestão e operações para garantir o cumprimento das políticas e procedimentos internos. Além disso, sua função inclui validar a eficácia dos controles estabelecidos pela Diretoria Executiva na área de Compliance, emitindo relatórios sobre conformidades e não conformidades. A atuação desse órgão é coordenada em conjunto com os Comitês de Finanças e Auditoria, e Riscos e Compliance. Nosso sistema de governança preconiza a separação clara entre as atividades executivas, de assessoramento, planejamento estratégico e controle. Adotamos um modelo de gestão com poucos níveis hierárquicos para promover agilidade decisória e flexibilidade administrativa.

Gestão de Riscos

Como parte de nossas estratégias de governança, temos realizado o mapeamento e monitoramento dos diversos riscos que possam impactar nossas operações, resultados econômico-financeiros e imagem institucional. A partir disso, desenvolvemos medidas para mitigar os efeitos de eventos inesperados nos processos internos, execução de projetos, desenvolvimento de contratos e fluxo de caixa.

Riscos Regulatórios

Estes estão relacionados às obrigações legais e às novas regulamentações aplicáveis ao nosso negócio.

Riscos Estratégicos

Estes estão relacionados à estratégia e desempenho dos negócios, bem como ao seu acompanhamento e monitoramento.

Riscos Governança e Compliance

Estes estão ligados à imagem, reputação e governança da empresa.

Riscos Fatores Externos

São relacionados a fatores externos que influenciam as operações da empresa.

Riscos Financeiros

Estão associados à estrutura de capital, garantias para cumprir compromissos e flutuações que podem afetar a estabilidade econômico-financeira e o fluxo de caixa.

Programa de Integridade da Allibus

A Allibus já possui mecanismos corporativos destinados a manter a conformidade e promover uma abordagem preventiva em seus negócios.

Com o intuito de atender aos requisitos estabelecidos pelo Decreto Lei nº 8.420/2015, que regula a Lei nº 12.846/2013 (conhecida como Lei da Empresa Limpa ou Lei Anticorrupção), e seguir as recomendações de melhores práticas propostas pela Controladoria Geral da União (CGU) para a estruturação de um Programa de Integridade eficaz, a Allibus identificou a necessidade de reestruturar seus mecanismos existentes e complementá-los com novas ações. Por isso, decidiu implementar o PROGRAMA DE INTEGRIDADE em 2020.

Canal de Denúncias Allibus

Este é um canal exclusivo da Allibus para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente. As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, a ICTS, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração da Allibus, sem conflitos de interesses. Se desejar,  realize seu relato pelo site.